segunda-feira, 20 de julho de 2015

Curtas aspirações

(Que se devem fazer durante as ações ordinárias de cada dia)






1- Logo que desperteis do sono, elevai vossa alma até Deus e dizei-lhe:Senhor, o vosso amor e nada mais. Quero viver sempre em vós e para vós.

2- Ao vestir-vos podeis dizer: Senhor, revesti a minha alma das vossas virtudes.

3- Ao despir-vos, ou quando mudais de roupa, podeis dizer: Ah! Senhor, despi minha alma de todos os vícios, e principalmente das inclinações que mais vos desagradam.

4- Antes de sairdes do vosso quarto, ou pelo menos, logo que vos for possível, ponde-vos de joelho e dizei: Este dia talvez será o último da vida, que Deus me concede para apagar os meus pecados e merecer o Céu. Ah! Senhor, quero consagrá-lo todo à vossa glória. De mim só nada posso fazer, mas tudo posso em vós e convosco. Meu Jesus, antes morrer que tornar a ofender-vos.

domingo, 12 de julho de 2015

Imitação de Maria; da verdadeira amizade







O servo- "Um amigo fiel é um rico tesouro, diz a Escritura; a descoberta dele é prometida aos que temem a Deus."
O céu fez que encontrásseis, ó Maria, este precioso tesouro em Isabel, a quem também fostes dada por Deus como um tesouro! Ambas nos ofereceis o modelo da mais perfeita amizade, santa e depurada de tudo o que de habito corrompe as amizades humanas. Uma feliz conformidade de sentimentos, porém de sentimentos religiosos, entre ambas predominava.
A graça e a virtude, eis o que estimastes em Isabel e o que, reciprocamente, ela em vós mesma estimava. Frequentes eram as vossas palestras, mútuas confidencias entretínheis, conselhos permutáveis, alternáveis serviços, mas todos os sinais de amizade que vos testemunháveis um só interesse visavam: o interesse da glória divina. Isabel percebeu no seu coração, desde aquele momento em que se ligara ao de Maria, sentimentos ainda mais vivos para Deus. 

Enquanto a vós, Virgem Santa, tantos progressos de santidade íeis fazendo na casa de vossa prima, como se houvésseis permanecido no vosso retiro de Nazaré. A separação não fez cessar o amor: a virtude que une dois corações não pode estar sujeita à inconstância.